Abstract:
O presente artigo trará a luz à luz considerações acerca do Lúdico nas suas formas de brincadeira, jogos, peças e o movimento livre com o objetivo focado no processo de ensino aprendizagem, social, cognitivo e afetivo. Assim sendo, o lúdico é uma atividade de suma importância para o desenvolvimento da identidade e da autonomia do ser em desenvolvimento. A forma como a criança brinca, joga e interage reflete sua forma de pensar e sentir. Metodologicamente, pautou-se na revisão bibliográfica, realizada por meio de levantamento bibliográfico referente ao tema. A busca pelos trabalhos foi realizada nas plataformas Google Acadêmico e Scielo a partir das palavras-chave: brincar, Educação Física, Educação Infantil e lúdico. Os resultados apontaram que o professor ao se utilizar do lúdico em suas aulas, possibilita ao estudante o desenvolvimento motor, cognitivo, social, cultural e afetiva. Desta forma, o professor, tornará a atividade mais significativa para as crianças, estas com suas vivências e experimentações poderão ter um desenvolvimento integral e mais autônomo. Diante desses resultados, concluiu-se que com uma experimentação mais diversificada e compreendendo que o lúdico tem um papel importante no desenvolvimento integral da criança em idade pré-escolar o professor alcançará os objetivos previamente propostos em suas aulas.