Abstract:
O presente estudo tem como objetivo analisar a influência da natação no desenvolvimento
motor e socioafetivo dos alunos por meio da percepção do profissional de Educação Física, nas
academias no município Maringá/PR. Uma pesquisa do tipo descritiva, utlizou-se como
instrumento um questionário por meio da plataforma virtual, contendo questões referentes a
influência da natação no desenvolvimento motor e socioafetivo do aluno. A amostra consistiu
em 14 profissionais de natação da cidade de Maringá/PR. Os dados foram digitalizados no
Excel, assim analisando as respostas dos profissionais de acordo com sua observação, realizou-se discussão sobre cada resposta dos profissionais utilizando análise de conteúdo. Pode-se
concluir com os dados coletados e relatos dos profissionais de natação, que a modalidade
contribui no desenvolvimento das habilidades motoras e socioafetivas, sendo que maioria dos
profissionais se dizem satisfeitos com os resultados de seus alunos e percebem a influência da
prática no desenvolvimento dos. A percepção dos profissionais sobre a contribuição da natação
para o desenvolvimento motor foi completamente positiva, indicando adaptações físicas como
força, equilíbrio, resistência, lateralidade, noção espaço-temporal e consciência corporal além
de contribuições para habilidades cognitivas.