Abstract:
O objetivo do estudo, é apresentar vantagens e desvantagens da natação no ambiente
escolar, por meio do discurso de professores das cidades de Maringá/PR e Santa Inês/PR.
Trata-se de um estudo descritivo, no qual se utilizou entrevista semiestruturada. A
amostra foi composta por três professores(as), da rede pública da cidade de Santa Inês/PR
e três professores(as) da rede privada da cidade de Maringá/PR resultando em um total de
seis professores. Com base nos resultados obtidos pelo discurso dos professores, pode-se
perceber as vantagens da natação: Melhora nos aspectos físicos, cognitivos e afetivos,
além de, requerer movimentos coordenados de braços e pernas, auxiliando na
coordenação motora; A natação desde cedo incentiva os alunos a adotar um estilo de vida
ativo e saudável; Aulas de natação fornecem oportunidades para os alunos interagirem e
trabalharem em equipe. Em relação às desvantagens os professores relataram que: Aulas
de natação exigem estruturas dentro das normas, instrutores qualificados e equipamentos
adequados, e envolve custos significativos; O tempo limitado dentro do currículo escolar
pode dificultar a inclusão da natação sem prejudicar demais disciplinas; A inclusão da
natação exigem ajustes no currículo existente, podendo afetar outras disciplinas; O
desconforto do aluno, ao se expor com traje de banho ou a falta de habilidade com os
movimentos no meio líquido. É importante ressaltar cuidadosamente nas vantagens e
desvantagens, ao incluir a natação nas aulas de Educação Física, considerando as
necessidades e recursos da escola, bem como a segurança e o bem-estar dos alunos, como
relatado no discurso dos professores.