Abstract:
A Educação Física escolar bem como a utilização dos jogos como ferramenta metodológica a ser utilizada para o desenvolvimento dos conteúdos dessa disciplina tem sido uma constante nos últimos anos. Este trabalho teve como objetivo verificar a importância e a possibilidade da utilização dos jogos como ferramenta metodológica de ensino nos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia foi do tipo Revisão Bibliográfica, de cunho qualitativo, com trabalhos pesquisados em plataformas como Google Acadêmico e SciELO (Scientific Electronic Library Online), no período de 2013 a 2023. Os resultados indicaram que a Educação Física é uma disciplina de suma importância para o desenvolvimento do aluno; que tem a capacidade de desenvolver e aprimorar as habilidades motoras, a afetividade, a cooperação e a criatividade; que contribui para o processo de ensino-aprendizagem, deixando o ensino mais dinâmico; e, que os jogos podem e devem ser utilizados como instrumentos para facilitar a aprendizagem. Com isso, conclui-se que a utilização dos jogos como ferramenta metodológica de ensino nos anos finais do Ensino Fundamental facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade.