Abstract:
A odontologia vem passando por várias transformações de cunho tecnológico, e por
isso faz-se necessário que a grade curricular do curso de graduação também se
atualize, proporcionando uma formação renovada dos estudantes e voltada à
demanda social. Neste contexto insere-se a Harmonização Orofacial que vem
ganhando espaço na área da odontologia, inclusive através das legislações que
permitem a atuação do cirurgião dentista na plenitude de sua formação. Diante disto,
o objetivo deste trabalho consiste em compreender a percepção de professores
cirurgiões dentistas e estudantes de odontologia acerca da inclusão da disciplina
Harmonização Orofacial (HOF) na matriz curricular do curso de Odontologia. Para
atender este objetivo, foi realizada uma pesquisa virtual através de um questionário
para professores cirurgiões dentistas de cursos de graduação em odontologia de
todo o Brasil de universidades públicas e privadas (n=237) e outro questionário para
estudantes da graduação em odontologia (n=892), também de instituições públicas e
privadas. Os resultados demonstraram a concordância entre os participantes alunos
e professores em ter, no currículo da Graduação de Odontologia, a disciplina HOF.
Diante disso, foi possível observar que estudantes e professores acham que incluir
assuntos inerentes à Harmonização Orofacial no seu amplo envolvimento técnico e
científico no âmbito desta graduação, complementará a formação do futuro cirurgião
dentista e trará benefícios aos cuidados oferecidos à população à luz da ciência e do
ensino. Espera-se com este trabalho, contribuir com a discussão sobre a inserção da
disciplina Harmonização Orofacial no currículo do curso de graduação de
Odontologia com vistas a formar um profissional atualizado para atender as
demandas da sociedade.