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"Percepção de estudantes e docentes Cirurgiões Dentistas do curso de graduação em Odontologia acerca da inclusão da disciplina Harmonização Orofacial na matriz curricular"

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dc.contributor.author Costa, Cieila Caroline Machado
dc.date.accessioned 2023-07-06T19:01:25Z
dc.date.available 2023-07-06T19:01:25Z
dc.date.issued 2022-06-27
dc.identifier.citation Costa, C.C.M. Percepção de estudantes e docentes Cirurgiões Dentistas do curso de graduação em Odontologia acerca da inclusão da disciplina Harmonização Orofacial na matriz curricular. Dissertação (Mestrado). Centro Universitário Ingá UNINGÁ. Maringá, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/115
dc.description.abstract A odontologia vem passando por várias transformações de cunho tecnológico, e por isso faz-se necessário que a grade curricular do curso de graduação também se atualize, proporcionando uma formação renovada dos estudantes e voltada à demanda social. Neste contexto insere-se a Harmonização Orofacial que vem ganhando espaço na área da odontologia, inclusive através das legislações que permitem a atuação do cirurgião dentista na plenitude de sua formação. Diante disto, o objetivo deste trabalho consiste em compreender a percepção de professores cirurgiões dentistas e estudantes de odontologia acerca da inclusão da disciplina Harmonização Orofacial (HOF) na matriz curricular do curso de Odontologia. Para atender este objetivo, foi realizada uma pesquisa virtual através de um questionário para professores cirurgiões dentistas de cursos de graduação em odontologia de todo o Brasil de universidades públicas e privadas (n=237) e outro questionário para estudantes da graduação em odontologia (n=892), também de instituições públicas e privadas. Os resultados demonstraram a concordância entre os participantes alunos e professores em ter, no currículo da Graduação de Odontologia, a disciplina HOF. Diante disso, foi possível observar que estudantes e professores acham que incluir assuntos inerentes à Harmonização Orofacial no seu amplo envolvimento técnico e científico no âmbito desta graduação, complementará a formação do futuro cirurgião dentista e trará benefícios aos cuidados oferecidos à população à luz da ciência e do ensino. Espera-se com este trabalho, contribuir com a discussão sobre a inserção da disciplina Harmonização Orofacial no currículo do curso de graduação de Odontologia com vistas a formar um profissional atualizado para atender as demandas da sociedade. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher UNINGÁ pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Graduação pt_BR
dc.subject Harmonização Orofacial pt_BR
dc.subject HOF pt_BR
dc.subject Odontologia pt_BR
dc.title "Percepção de estudantes e docentes Cirurgiões Dentistas do curso de graduação em Odontologia acerca da inclusão da disciplina Harmonização Orofacial na matriz curricular" pt_BR
dc.title.alternative "Percepção de estudantes e docentes Cirurgiões Dentistas do curso de graduação em Odontologia acerca da inclusão da disciplina Harmonização Orofacial na matriz curricular" pt_BR
dc.type Other pt_BR


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