Abstract:
A utilização do corpo e seus movimentos na interação com o mundo social
constituem importantes elementos para o desenvolvimento de alunos com
Deficiência Intelectual, assim seu envolvimento e participação nas aulas de
Educação Física (EF) deve ser o objetivo do planejamento pedagógico feito pelo
professor que deverá, por meio de adaptações de ensino proporcionar ao aluno
deficiente seu progresso pleno. O estudo tem como objetivo analisar os aspectos
relacionados à formação dos professores de EF, correlacionando com a seleção
de adaptações de ensino utilizadas com alunos necessidades educacionais
especiais (NEE). Participaram desta pesquisa, oito professores de EF de ambos
os gêneros atuantes no de ensino de uma escola de ensino educacional
especializado do Município de Apucarana/PR. A pesquisa trata- se de um estudo
transversal. Os dados foram coletados por questionário semiestruturado, que fez
um levantamento (Survey), sobre questões envolvendo a formação do professor
de EF e suas adaptações no ensino para alunos com NEE. Os dados foram
analisados mediante estatística descritiva. Os resultados sugerem que a maioria
dos professores de EF possui preocupações com relação à melhora de sua
formação para um melhor desempenho em seu trabalho. Percebeu-se também
que a maior dificuldade dos alunos nas aulas de EF é a de concentração,
destacando-se assim, a importância de desenvolver este aspecto nos alunos
com DI nas aulas de EF, adaptando assim atividades diversificadas.