Abstract:
Os jogos tornaram-se tão importantes no ambiente infantil tratando-se de ferramentas indispensáveis para o professor garantindo de forma efetiva o aprendizado e o desenvolvimento psicomotor da criança. Certamente o trabalho pedagógico com a ludicidade a partir dos jogos podem ser entendidos como um avanço no contexto pedagógico infantil. Diante disso, a presente pesquisa bibliográfica teve por objetivo investigar e compreender o papel do jogo no desenvolvimento psicomotor infantil de crianças da educação infantil. As contribuições teóricas adotadas foram estudos de Piaget (1971), Soler (2003), Prado (1991), Fantin (1996) entre outros. Para realização da pesquisa, foi realizada a busca em sítios da internet e livros, trabalhos realizados entre 1990 e 2016 relacionados à temática da ludicidade sob as perspectivas dos jogos para o desenvolvimento psicomotor da criança. Os estudos apontaram que os jogos são relevantes ferramentas pedagógicas lúdicas no auxílio do desenvolvimento da criança. Conclui-se que quando colocados em prática, aumentam o aprendizado dos alunos na Educação Infantil, nos mais variados aspectos, levando-os a interação social, cultural, comunicacional, cognitiva, motora e sensação de prazer em brincar.