Abstract:
Este estudo teve como objetivo identificar a percepção dos professores de educação
física sobre a ludicidade como abordagem pedagógica para o ensino do futsal nas escolas de
ensino fundamental I na cidade de Maringá, -PR. Fizeram parte desse estudo 12 professores
do Ensino Fundamental I. O instrumento realizado foi um questionário confeccionado pelas
alunas, foi composto de perguntas que abordaram aspectos gerais como nome, idade, ano de
formação, se possui pós-graduação, os professores atendem por sala dentre 15 a 25 alunos,
entre outros, a fim de traçarmos um perfil dos sujeitos da pesquisa. Dentre os principais
resultados, encontra- se que o lúdico é bastante utilizado nas aulas dos professores
participantes, seja com brincadeiras, atividades criativas, muito das respostas quanto se baseia
ao lúdico, se direciona a brincadeiras, lazer, etc., porém, é preciso que o professor entenda que
o lúdico vai além de brincadeiras, se sobre sai em temas como: criatividade, autonomia.
Sendo um dos temas importantes para a prática do futsal. Destaca-se que o ponto positivo sobre
o lúdico nas aulas de Educação Física, remete a participação dos alunos nas aulas. Conclui-se
de que a junção do lúdico junto com o futsal, torna-se a aula mais divertida, podendo fazer com
que os alunos tenham maior visão de jogo, regras, respeito, cooperatividade.