Abstract:
Buscando compreender a visão que os professores de educação física do município de MaringáPR possuem a respeito do processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular,
um questionário adaptado de Ramos; Winckler; Bucioli (2016) foi respondido via Google
Forms por 49 professores atuantes no ensino regular na rede municipal da cidade de MaringáPR, que possuem e/ou possuíram alunos com deficiência em suas aulas. Por uma análise
descritiva constatou-se que 91,8% teve na formação inicial a disciplina de educação física
adaptada/especial, 87,8% possui aluno com deficiência na turma, 4,1% tem conhecimento
suficiente para atingir as necessidades educacionais e 2% conhecimento para trabalhar com
a deficiência, 53,1% pretende participar de cursos/palestras para aprofundar conhecimentos,
20,4% possui capacidade para planejar aulas (considerando o direito dos alunos com
deficiência), 8,2% para motivar, 26,5% de oferecer atenção diferenciada, 20,4% de planejar
aulas abordando a deficiência. Por fim, 20,4% acredita na aceitação social dos colegas sem
deficiência, nenhum (0%) professor disse ter material em quantidade adequada para atender
estes alunos, 12,2% que sua escola possui instalações totalmente adequadas, 8,2% recebe da
escola informações suficientes sobre as deficiências, 83,7% acredita no trabalho em conjunto
e 57,2% que a falta de projetos governamentais dificulta práticas inclusivas na educação física
escolar. Conclui-se que os professores de educação física no município de Maringá-PR sentemse inseguros diante do processo inclusivo, necessitando aprofundar seus conhecimentos.
Ademais, veem no apoio dos gestores, da equipe pedagógica e nas políticas inclusivas uma
alternativa para o processo inclusivo.