DSpace Repository

"EDUCAÇÃO INCLUSIVA: VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR"

Show simple item record

dc.contributor.author Souza, Ana Terra Silva
dc.contributor.author Eduardo, Rafael Jhonatan Correia
dc.contributor.author Ruffo, Angela Maria
dc.date.accessioned 2024-05-23T12:08:27Z
dc.date.available 2024-05-23T12:08:27Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/190
dc.description.abstract Buscando compreender a visão que os professores de educação física do município de MaringáPR possuem a respeito do processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, um questionário adaptado de Ramos; Winckler; Bucioli (2016) foi respondido via Google Forms por 49 professores atuantes no ensino regular na rede municipal da cidade de MaringáPR, que possuem e/ou possuíram alunos com deficiência em suas aulas. Por uma análise descritiva constatou-se que 91,8% teve na formação inicial a disciplina de educação física adaptada/especial, 87,8% possui aluno com deficiência na turma, 4,1% tem conhecimento suficiente para atingir as necessidades educacionais e 2% conhecimento para trabalhar com a deficiência, 53,1% pretende participar de cursos/palestras para aprofundar conhecimentos, 20,4% possui capacidade para planejar aulas (considerando o direito dos alunos com deficiência), 8,2% para motivar, 26,5% de oferecer atenção diferenciada, 20,4% de planejar aulas abordando a deficiência. Por fim, 20,4% acredita na aceitação social dos colegas sem deficiência, nenhum (0%) professor disse ter material em quantidade adequada para atender estes alunos, 12,2% que sua escola possui instalações totalmente adequadas, 8,2% recebe da escola informações suficientes sobre as deficiências, 83,7% acredita no trabalho em conjunto e 57,2% que a falta de projetos governamentais dificulta práticas inclusivas na educação física escolar. Conclui-se que os professores de educação física no município de Maringá-PR sentemse inseguros diante do processo inclusivo, necessitando aprofundar seus conhecimentos. Ademais, veem no apoio dos gestores, da equipe pedagógica e nas políticas inclusivas uma alternativa para o processo inclusivo. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher UNINGÁ pt_BR
dc.subject Atividade Motora Adaptada pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.title "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR" pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account