Abstract:
Brincar e jogar fazem parte do cotidiano escolar na idade de 4 e 5 anos, mas nem sempre é visualizado como um recurso importante no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, o que permite levantar questionamentos sobre a importância do uso desse recurso nas práticas escolares, e o rico espaço da pré-escola como o cenário para aprendizagens significativas no desenvolvimento psicomotor da criança. A utilização ou não desse recurso também leva a reflexão dos prejuízos acarretados ao desenvolvimento infantil e as relações com o movimento. Como objetivo, buscou-se compreender a respeito das contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor de crianças na pré-escola. Enquanto procedimento metodológico este estudo utilizou a revisão de literatura com fontes de pesquisa artigos e periódicos da base de dados Google Acadêmico e Periódicos Capes. Verificou-se que a prática de jogos e brincadeiras na idade pré-escolar, permite ampliar vivências e experiências significativas para o desenvolvimento psicomotor contribuindo para o desenvolvimento global da criança. Conclui-se que os jogos e brincadeiras são essenciais no ambiente escolar para o desenvolvimento psicomotor das crianças em idade de 4 e 5 anos.