dc.contributor.author |
Cruz, Lauren Maria Rodrigues |
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dc.date.accessioned |
2024-05-23T13:10:23Z |
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dc.date.available |
2024-05-23T13:10:23Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/204 |
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dc.description.abstract |
Brincar e jogar fazem parte do cotidiano escolar na idade de 4 e 5 anos, mas nem sempre é visualizado como um recurso importante no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, o que permite levantar questionamentos sobre a importância do uso desse recurso nas práticas escolares, e o rico espaço da pré-escola como o cenário para aprendizagens significativas no desenvolvimento psicomotor da criança. A utilização ou não desse recurso também leva a reflexão dos prejuízos acarretados ao desenvolvimento infantil e as relações com o movimento. Como objetivo, buscou-se compreender a respeito das contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor de crianças na pré-escola. Enquanto procedimento metodológico este estudo utilizou a revisão de literatura com fontes de pesquisa artigos e periódicos da base de dados Google Acadêmico e Periódicos Capes. Verificou-se que a prática de jogos e brincadeiras na idade pré-escolar, permite ampliar vivências e experiências significativas para o desenvolvimento psicomotor contribuindo para o desenvolvimento global da criança. Conclui-se que os jogos e brincadeiras são essenciais no ambiente escolar para o desenvolvimento psicomotor das crianças em idade de 4 e 5 anos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.publisher |
UNINGÁ |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e Brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Brincar na Pré-escola |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Psicomotor |
pt_BR |
dc.title |
"JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA PRÉ-ESCOLA" |
pt_BR |