Abstract:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por uma disfunção
neurológica que acomete o comportamento, desenvolvimento motor e
comunicação do indivíduo. A Educação física têm como missão a promoção e
incentivo do exercício físico aos alunos, amparados por lei, estudantes com TEA
possuem o direito ao acesso as aulas de educação física, sendo assim ela
adaptada para o desenvolvimento pessoal e interação social do aluno. Este
trabalho teve como objetivo identificar na literatura os benefícios da inclusão dos
alunos com TEA nas aulas de educação física durante sua formação escolar. A
metodologia foi do tipo Revisão Bibiliografica, de cunho qualitativo, com
trabalhos pesquisados em plataformas como “Google Scholar”, “LILACS” e
“SciELO”, no período de 2018 a 2023. Os resultados indicaram que há uma
despreparação de profissionais e instituições que saibam realizar a inclusão de
alunos com TEA nas aulas do ensino regular, entretanto, as atividades
flexibilizadas adotadas hodiernamente para a reversão e adaptação desse
ensino variam desde o incentivo ao exercício físico por meio da ginástica até a
realização de atividades lúdicas e uso da musicoterapia. Com isso, conclui-se
que a modificação do ensino para a inclusão de pessoas com TEA durante a
formação escolar ainda é um obstáculo para algumas instituições e profissionais,
entretanto, muitos estudos demonstram superar esses desafios usando métodos
criativos e personalizados a criança com deficiência ou transtorno para que
possa ser incluso nas aulas do ensino regular, em especial de educação física.