DSpace Repository

"INCLUSÃO DE PESSOAS COM TEA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"

Show simple item record

dc.contributor.author Bayer, Leonardo Heckert Machado
dc.date.accessioned 2024-05-23T15:05:33Z
dc.date.available 2024-05-23T15:05:33Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/226
dc.description.abstract O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por uma disfunção neurológica que acomete o comportamento, desenvolvimento motor e comunicação do indivíduo. A Educação física têm como missão a promoção e incentivo do exercício físico aos alunos, amparados por lei, estudantes com TEA possuem o direito ao acesso as aulas de educação física, sendo assim ela adaptada para o desenvolvimento pessoal e interação social do aluno. Este trabalho teve como objetivo identificar na literatura os benefícios da inclusão dos alunos com TEA nas aulas de educação física durante sua formação escolar. A metodologia foi do tipo Revisão Bibiliografica, de cunho qualitativo, com trabalhos pesquisados em plataformas como “Google Scholar”, “LILACS” e “SciELO”, no período de 2018 a 2023. Os resultados indicaram que há uma despreparação de profissionais e instituições que saibam realizar a inclusão de alunos com TEA nas aulas do ensino regular, entretanto, as atividades flexibilizadas adotadas hodiernamente para a reversão e adaptação desse ensino variam desde o incentivo ao exercício físico por meio da ginástica até a realização de atividades lúdicas e uso da musicoterapia. Com isso, conclui-se que a modificação do ensino para a inclusão de pessoas com TEA durante a formação escolar ainda é um obstáculo para algumas instituições e profissionais, entretanto, muitos estudos demonstram superar esses desafios usando métodos criativos e personalizados a criança com deficiência ou transtorno para que possa ser incluso nas aulas do ensino regular, em especial de educação física. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher UNINGÁ pt_BR
dc.subject autismo pt_BR
dc.subject educação pt_BR
dc.subject alfabetização pt_BR
dc.title "INCLUSÃO DE PESSOAS COM TEA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account