Abstract:
Educação e Cultura são promovidas dentro e fora das escolas e muitas são as
estratégias educacionais utilizadas para que seus objetivos sejam alcançados,
sendo que dentro das escolas exige-se que haja um planejamento de inclusão e
que ele seja extensivo para todo meio onde vivem os alunos. A disciplina de
Educação Física se envolve diretamente com a inclusão social e para isso tem
apresentado sucesso ao se utilizar da capoeira como ferramenta interdisciplinar,
cultural e esportiva para trabalhar objetivos educacionais e sociais. Este trabalho
teve como objetivo apresentar a prática da Capoeira como ferramenta
metodológica de inclusão socioeducacional e cultural. Sendo que a metodologia
utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi do tipo Revisão
Bibliográfica, de cunho qualitativo, com trabalhos pesquisados em plataformas
como: Google Acadêmico, Scielo e Biblioteca da Capes, com trabalhos
publicados entre 2005 a 2023. Os resultados foram capazes e apresentar a
origem e o histórico da capoeira no Brasil, a importante relação da Educação
Física e seu trabalho interdisciplinar com a capoeira e as possiblidades de
inclusão socioeducacional a partir dessa prática, dentro e fora das escolas. Com
isso concluiu-se que a capoeira tem sido excelente ferramenta da Educação
Física como mecanismo de inclusão social e ressocialização.