DSpace Repository

"A CAPOEIRA: EDUCAÇÃO E CULTURA NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL"

Show simple item record

dc.contributor.author Sobrinho, Osmar Fraga
dc.date.accessioned 2024-05-23T15:11:23Z
dc.date.available 2024-05-23T15:11:23Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/229
dc.description.abstract Educação e Cultura são promovidas dentro e fora das escolas e muitas são as estratégias educacionais utilizadas para que seus objetivos sejam alcançados, sendo que dentro das escolas exige-se que haja um planejamento de inclusão e que ele seja extensivo para todo meio onde vivem os alunos. A disciplina de Educação Física se envolve diretamente com a inclusão social e para isso tem apresentado sucesso ao se utilizar da capoeira como ferramenta interdisciplinar, cultural e esportiva para trabalhar objetivos educacionais e sociais. Este trabalho teve como objetivo apresentar a prática da Capoeira como ferramenta metodológica de inclusão socioeducacional e cultural. Sendo que a metodologia utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi do tipo Revisão Bibliográfica, de cunho qualitativo, com trabalhos pesquisados em plataformas como: Google Acadêmico, Scielo e Biblioteca da Capes, com trabalhos publicados entre 2005 a 2023. Os resultados foram capazes e apresentar a origem e o histórico da capoeira no Brasil, a importante relação da Educação Física e seu trabalho interdisciplinar com a capoeira e as possiblidades de inclusão socioeducacional a partir dessa prática, dentro e fora das escolas. Com isso concluiu-se que a capoeira tem sido excelente ferramenta da Educação Física como mecanismo de inclusão social e ressocialização. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher UNINGÁ pt_BR
dc.subject Capoeira pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.title "A CAPOEIRA: EDUCAÇÃO E CULTURA NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL" pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account